- (11) 2235-0505
- (11) 2373-4544
- (11) 91000-6084
Nossa missão
é somar sempre
Indicadores apontam continuidade da retomada do crescimento na economia
Dados analisados pela Secretaria de Política Econômica reforçam expectativa de recuperação significativa do PIB no terceiro trimestre
O terceiro trimestre de 2020 registrou a continuidade do processo de retomada do nível de atividade econômica e recuperação do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a análise “Conjuntura Macroeconômica e Arrecadação Bruta de Tributos Federais”, divulgada nesta quarta-feira (21/10), em coletiva virtual, pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.
Panorama Macroeconômico
“As vendas no varejo prosseguem em alta, destacando-se os segmentos de material de construção, supermercados, móveis e eletrodomésticos”, afirmou o coordenador-geral de Modelos e Projeções Econômico-Fiscais da SPE, Sérgio Gadelha, durante entrevista coletiva virtual realizada hoje.
De acordo com o documento da SPE, a indústria segue como destaque, entre todos os setores de atividade econômica, no processo de recuperação, que tem sido generalizado, “à medida que tanto os bens ligados ao consumo quanto a investimentos continuam crescendo”, disse Sérgio Gadelha.
O desempenho da indústria automobilística, que voltou ao nível de fevereiro – antes da pandemia – aponta para o aumento da produção industrial em setembro.
Os principais indicadores de confiança da economia divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) têm reforçado, segundo a análise da SPE, “a continuidade da retomada da atividade econômica na indústria, no comércio, nos serviços e na construção civil”.
O avanço no setor de serviços ainda é lento, mas consistente, tendo sido demonstrados sinais de uma retomada firme a partir de julho, quando algumas medidas de distanciamento social começaram a ser flexibilizadas.
“Esses dados reforçam a expectativa de significativa recuperação do PIB no terceiro trimestre”, destacou o coordenador-geral.
Indicadores de Alta Frequência
A análise da SPE destaca que, segundo o Relatório Focus, do Banco Central, o mercado espera a contração de 5% do PIB para este ano: As previsões dos analistas de mercado continuam convergindo para a previsão da SPE”.
O desempenho do comércio varejista aponta para a recuperação do consumo das famílias. O documento destaca ainda a retomada das atividades de bares e restaurantes – serviços muito afetados pelas medidas de distanciamento social – e a demanda aquecida por motocicletas como mais um fator que sustenta a alta da produção industrial em setembro.
Sérgio Gadelha reforçou: “Os dados de alta frequência também indicam a continuidade do processo de retomada econômica”.
Arrecadação Federal
Projeções de mercado sobre a arrecadação federal continuam a indicar expectativas de retomada da atividade econômica. A arrecadação bruta total em setembro veio acima do esperado pelo mercado, semelhante a agosto, mas com diferença em menor magnitude, sinalizando convergência das expectativas de mercado sobre a retomada da atividade econômica.
“Ainda se esperam elevados erros de projeção devido à dificuldade de se fazerem projeções em meio a uma pandemia”, alerta o estudo.
No entanto, “o que se verifica objetivamente é que a arrecadação reflete outros indicadores que apontam para uma recuperação econômica”, enfatizou Sérgio Gadelha.