Avenida Zumkeller, 971 - Sala 06, Parque Mandaqui - São Paulo/SP

Nossa missão
é somar sempre

Flexibilidade no trabalho pode ser considerado um benefício ou uma tendência de carreira?

Trabalho híbrido é uma flexibilidade já vista como nova tendência e não apenas um benefício.

Com a pandemia, os trabalhadores e empregadores descobriram que, em muitos casos, é possível sim trabalhar com qualidade mesmo à distância – e essa é inclusive preferência de muitos empregados.

No entanto, com a retomada dos trabalhos presenciais, um meio termo foi se tornando necessário nas novas dinâmicas de trabalho: a modalidade híbrida.

Mas essa modalidade que se baseia no trabalho presencial em alguns dias e em outros em home office ainda causa dúvidas. Muitos trabalhadores, no entanto, já buscam essa modalidade como diferencial para aceitar um emprego ou não.

Mas como as opções de trabalho remoto e híbrido são vistas em sua empresa? Isso deixou de ser apenas uma possibilidade para se tornar uma realidade até em segmentos que nunca o haviam experimentado. No entanto, a tendência é que as empresas deixem de encarar o trabalho remoto como um mero benefício, e, sim, como um novo modo de trabalhar.

O último levantamento realizado pela Robert Half apontou que 79% dos colaboradores enxergam o trabalho híbrido como a maneira ideal de se trabalhar, enquanto 18% dão preferência ao remoto e apenas 6% consideram que o trabalho totalmente presencial seja o ideal.

Trabalhar de forma híbrida e remota tornou-se uma realidade em diversos segmentos a partir da evolução tecnológica e da mudança de comportamento das pessoas. Com isso, o que era apenas uma tendência conseguiu revolucionar várias empresas em todo o mundo.

Definição de Trabalho Remoto e Híbrido

Trabalho remoto refere-se a qualquer modelo de trabalho realizado fora da sede da empresa, o que inclui executar atividades de casa ou de locais públicos, como coworkings ou cafeterias.

Antigamente, as empresas dependiam principalmente da presença física de suas equipes no escritório, pois não havia alternativas viáveis para acessar informações e interagir remotamente. Com o avanço da tecnologia, esse cenário mudou.

O trabalho remoto geralmente envolve equipes distribuídas em várias localidades, fazendo uso de diversas ferramentas para manter a comunicação e a colaboração. Isso inclui plataformas de comunicação, compartilhamento de arquivos e gestão de tarefas.

Por outro lado, o trabalho híbrido combina elementos do trabalho remoto e do trabalho no escritório. Nesse modelo, os colaboradores têm a flexibilidade de realizar algumas tarefas remotamente e outras presencialmente no escritório da empresa.

O trabalho híbrido oferece a oportunidade de conciliar a flexibilidade do trabalho remoto com os benefícios da interação presencial no escritório. Isso pode promover a colaboração entre equipes e manter um senso de conexão com a cultura da empresa, ao mesmo tempo em que permite que os colaboradores desfrutem da liberdade e autonomia do trabalho remoto.

Benefícios dos Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido

Os modelos remoto e híbrido não são apenas um simples reflexo da mudança dos tempos. Na verdade, eles somente ocupam essa posição porque trazem uma série de vantagens não apenas para as empresas como também para os seus colaboradores. Ou seja, em uma boa implementação, é possível ter sucesso em várias frentes diferentes.

A seguir, estão destacados os principais benefícios de trabalhar com flexibilidade no dia a dia do escritório.

Economia de Recursos

É comum que os gastos relacionados à manutenção do escritório correspondam a boa parte dos custos recorrentes de uma empresa. Com a adoção dos modelos flexíveis torna-se desnecessário ter um grande espaço para acomodar todas as suas equipes. Isso vale tanto para os custos do espaço físico como também para a infraestrutura dele. As empresas ainda podem manter um escritório menor para outros propósitos, representando uma grande economia de recursos.

Acesso a Mais Talentos

Limitações geográficas costumam impedir que talentos de todos os tipos cheguem à sua empresa. Então, outro benefício do trabalho remoto é poder abrir as suas portas para pessoas de todos os lugares, contanto que satisfaçam o perfil que você está procurando. Isso não vale apenas para contratações de pessoas que moram em bairros mais distantes da sua sede. Além disso, é possível estender as possibilidades para outros estados e até países (no caso das empresas que atuam remotamente).

Diminuição de Distrações

O ambiente do escritório é normalmente pensado para maximizar a produtividade das equipes, mas nem sempre isso funciona. A proximidade das pessoas pode fazer com que distrações se tornem comuns, e, assim, as tarefas sejam prejudicadas.

No entanto, os modelos flexíveis são uma alternativa bastante saudável nesse sentido. Em outros ambientes, as pessoas podem isolar-se de forma que não sejam facilmente retiradas do fluxo produtivo, especialmente se contarem com um ambiente próprio para isso. E os escritórios modernos apresentam formas diferentes de se organizar e trabalhar, sem salas fixas e ambientes separados, estimulando a colaboração.

Equilíbrio Saudável para a Vida

Saber como equilibrar a vida pessoal e profissional é um dos tópicos de discussão mais comuns no meio corporativo. Felizmente, o trabalho flexível oferece ferramentas mais efetivas para solucionar esse problema.

Quem trabalha de forma flexível tende a ter mais tempo para se dedicar à família devido à proximidade. Tendo o equipamento necessário em casa, também pode se dedicar às suas atividades sempre que precisar, proporcionando um equilíbrio saudável.

Eliminação do Tempo de Transporte

Você já parou para pensar em quanto tempo você e suas equipes perdem diariamente na locomoção de casa para o escritório? Esse intervalo é totalmente eliminado quando falamos de trabalho remoto ou híbrido.

Esse ganho de tempo é altamente positivo para todos os envolvidos. As pessoas terão uma agenda mais aberta que permite a inclusão de novas atividades, além de contribuir para uma maior qualidade de vida no geral.

Personalização do Espaço

Outro benefício dos modelos flexíveis é o fato de cada integrante da equipe pode personalizar o seu próprio espaço para maximizar a sua produtividade e felicidade. As pessoas não precisam mais se adequar ao ambiente do escritório, já que são livres para construir seu próprio local de trabalho (e também de adaptá-lo com os novos escritórios modernizados).

O conforto é um dos atributos mais importantes de qualquer trabalho. Atuar em um ambiente desconfortável contribui para a infelicidade do profissional, tendo um impacto em sua performance e motivação.

A popularização de trabalhar com flexibilidade é consequência da evolução tecnológica e da mudança de comportamento das pessoas. Então, vale a pena contribuir para a adesão desses modelos como um modo de trabalho válido em sua organização para aproveitar os benefícios que ele pode trazer. Para isso, basta priorizar a produtividade e a comunicação entre as equipes.

Com informações Robert Half